A cidadania italiana é mais do que um documento: é a chave para viver, trabalhar e estudar em qualquer país da União Europeia. Na Maquê, guiamos você em cada etapa do processo, desde a pesquisa dos documentos até o reconhecimento de sua cidadania italiana..
Atualmente esse reconhecimento só é possível pela via judicial, pois após a conversão em Lei do Decreto Tajani, todos aqueles que nasceram italianos, mas que não são filhos ou netos e não reconheceram sua cidadania, "perderam" a cidadania.
Direito de viver, trabalhar e estudar em qualquer país da União Europeia.
Passaporte europeu, que permite viagens sem visto para diversos países.
Acesso a serviços públicos de educação na Itália e na UE.
Possibilidade de transmitir a cidadania para seus descendentes (situação excluída em diversos casos após a conversão do Decreto Tajani em Lei).
Pela via judicial, não é necessário morar na Itália para entrar com processo visando reconhecer a cidadania por descendência.
O tempo pode variar dependendo do método escolhido:
Via judicial na Itália: Em média, 2 anos.
Via administrativa: O procedimento está em fase de alteração e no momento não é possível realizar novos pedidos de reconhecimento por essa via.
Mantenha seu AIRE (Registro de Estrangeiro Residente no Exterior) atualizado. Essa é sua principal obrigação e condição necessária para participar das votações e também emitir seu passaporte como cidadão italiano.
Somos especialistas no assunto e podemos esclarecer suas dúvidas.